15/03/2011
O Deputado Federal Reginaldo Lopes PTMG quer criar Dia Nacional do Cuidador de Idosos

No intuito de valorizar e divulgar o trabalho do cuidador de idoso, o deputado federal Reginaldo Lopes apresentou na tarde de hoje, 23, o projeto de lei número 539 que institui o Dia Nacional do Cuidador de Idosos, a ser comemorado no dia 20 de março.

O objetivo é conscientizar a sociedade da importância do cuidado ao idoso como forma de combate à violência e negligência aos direitos dos idosos. Além de divulgar a importância do cuidador de idosos para o desenvolvimento afetivo, físico, cognitivo e sócio- cultural dos idosos; e difundir conhecimentos a respeito dos cuidados com idosos, através de promoção e realização de campanhas educativas, cursos, exposições, publicações, reuniões e seminários.

“O cuidador de idosos é um ser humano de qualidades especiais, expressa pelo forte traço de amor, solidariedade e de doação. O papel deste profissional ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos idosos, sejam eles saudáveis, enfermos ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja em domicilio ou em qualquer instituição na qual necessite de atenção ou cuidado diário”, justificou o deputado.

Atualmente, o cuidador de idosos já é considerado uma ocupação que integra a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob o código 5162-10.

“O trabalho do cuidador de idosos é um exemplo de dedicação e amor ao próximo, neste sentido entendemos oportuna e merecida a homenagem materializada neste projeto de lei”, finalizou.