O que mais causa stress no cuidador?





11/05/2008
Ministério da Saúde lança a cartilha do Cuidador de Idosos.

 

         

      Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira um guia para cuidadores de idosos. Em linguagem acessível, o manual traz noções práticas para profissionais e leigos. Ensina a dar banhos, como lidar em casos de quedas, convulsões, oferece dicas para uma alimentação saudável e ainda como transferir um idoso acamado para uma cadeira.
      A iniciativa coloca os cuidadores como tema central do Mais Saúde e pretende dar visibilidade a essas pessoas que nem sempre têm o conhecimento e as informações necessárias que possibilitem a prevenção de problemas de saúde com o idoso”, afirma o coordenador da área técnica de Saúde do Idoso do ministério, José Luiz Telles.

Serão 30 mil exemplares distribuídos em todo o país, em capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, em todas as coordenações estaduais de saúde do idoso, escolas técnicas em saúde do SUS e ONGs.

Algumas dicas do Guia do Cuidador:

· Em casos de maus-tratos, denuncie no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou no Ministério Público, nas delegacias policiais, no IML ou nas delegacias especializadas da mulher e Centros de Referência da Mulher.

· Em casos de engasgo, tentar primeiro retirar com o dedo o pedaço de alimento. Caso não consiga, coloque a pessoa em pé, abrace-a pelas costas e aperte com seus braços a boca do estômago da pessoa.

· Em caso de queda e suspeita de fratura, procure não movimentar a pessoa cuidada e chame o serviço de emergência (Samu/192), o mais rápido possível.

· Mantenha os medicamentos sempre na caixa original para facilitar o controle de validade e a ingestão. Evite planejar medicamentos no horário que a pessoa dorme, pois isso prejudica a qualidade do sono.

· Evite oferecer café após 18h e dar líquidos à noite, para evitar que o indivíduo urine durante o sono.

· Para auxiliar o intestino a funcionar:, deite a pessoa de barriga para cima, segure as pernas, estique-as e dobre-as sobre a barriga; essa pressão ajuda a eliminar os gazes.

· Para o piso da casa, deve-se dar preferância ao antiderrapante e não este não deve ser encerado. Retire tapetes, capachos, tacos e fios soltos.

· O sapato deve ter solado de borracha. Dê preferência a roupas fechadas com velcro, elástico ou aberta na frente.
· Adote barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso

 


Home Galeria de Fotos Política de Privacidade Fale Conosco

TELEFONE PARA CURSO: (31) 3023-2927- 3054-7487 PRECISANDO DE CUIDADOR LIGUE: 3327-7394 Endereço: Av. dos Andradas, 302 - sala 515 - Centro (próximo à estação central do metrô) Horário de atendimento: 09:00 as 12:00 e 13:00 às 18:00