O que mais causa stress no cuidador?





Café com o cuidador


JUSTIFICATIVA

 

O Brasil, devido à transição demográfica e epidemiológica vem apresentando uma população crescente de idosos, atualmente estimada em aproximadamente 15 milhões de habitantes.

Desta forma, faz-se cada vez mais necessário à oferta de propostas, serviços e cursos que garantam a qualidade dos cuidados prestados, sobretudo mediante situações difíceis, seja em instituições, no ambiente domiciliar e para o próprio idoso, o que podemos denominar como a provisão de cuidados na velhice como uma nova necessidade social.

A Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais / ACI-MG desde 2006 oferece cursos de capacitação para cuidadores de idosos, bem como faz encaminhamentos de profissionais conforme necessidades e demanda de familiares dos mesmos.

Tem sido de grande relevância para os membros da Associação, as experiências adquiridas nesta área, considerando como preocupação maior à qualidade dos serviços prestados.

Hoje, avaliando estes 03 anos de trabalho e o contexto sócio-econômico e educacional da sociedade brasileira, a ACI-MG identifica a necessidade de inovar e diversificar a sua oferta para melhor atender as especificidades da demanda, que ora se apresenta com acentuadas e diversificadas expectativas através do projetoCafé com o Cuidador”.

CONCEPÇÃO DO PROJETO

No contexto atual, a existência e eficiência dos cuidadores garantem uma melhor qualidade de assistência ao idoso o que pode inclusive, diminuir o risco de internações nos serviços de saúde.

Para tanto, a tarefa de cuidar de um idoso pode afetar a qualidade de vida e a saúde do cuidador. Assim, prevenir perdas e agravos à saúde desse cuidador deve ser hoje uma preocupação, e, para tanto devem ser desenvolvidas atividades destinadas a prevenir a sobrecarga e o impacto emocional negativo que podem afetar a saúde e a qualidade de vida destas pessoas.

O projeto “Café com o Cuidador” surgiu após o levantamento de dados obtidos através de relatos com os próprios cuidadores formais e familiares.

Embora muitos cuidadores estejam satisfeitos e realizados em suas práticas e procedimentos diários juntamente aos seus idosos, é sabido também que muitos apresentam uma série de dificuldades em prover os cuidados de maneira adequada, assim como a carência de informações suficientes sobre aspectos tanto quantitativos como qualitativos relacionados às situações de fragilidade na velhice e ao mesmo tempo lidar com as tensões e o estresse decorrentes do processo diário do cuidar.

Foi constatado em nossos levantamentos com cuidadores algumas necessidades principais não satisfeitas e definidas aqui como:

·        Necessidades psicológicas,

·        Necessidades informativas (relacionadas à informação educativa do cuidador);

·        Necessidades quanto aos cuidados do idoso de modo geral;

·        Necessidades com relação aos manejos do domicílio para provisão de cuidados.

Mediante estas constatações, o projeto “Café com o Cuidador” através da Associação dos Cuidadores de Idosos de MG, vem mais uma vez abrir espaço para todos que queiram ter a oportunidade de se sentir Melhor e mais Feliz, buscando no dia-a-dia, construir uma verdadeira relação de ajuda com seus idosos.

PÚBLICO ALVO

Associados, cuidadores profissionais e familiares e pessoas interessadas em ampliar as suas relações com trocas de experiências sobre todos os aspectos que envolvem o ato de cuidar.

 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar a discussão acerca de temas relacionados aos cuidados diários dos idosos.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Criar um espaço para a reflexão;

·        Identificar as situações problemas do dia a dia;

·        Oferecer subsídios aos cuidadores para enfrentamento das situações geradoras de estresse;

·        Minimizar o impacto do “ato de cuidar”;

·        Colaborar para que os cuidadores saibam organizar e administrar melhor o tempo e as tarefas diárias;

·        Contribuir para que os cuidadores formais e familiares vivam em um ambiente mais saudável e harmonioso.

 


Home Galeria de Fotos Política de Privacidade Fale Conosco

TELEFONE PARA CURSO: (31) 3023-2927- 3054-7487 PRECISANDO DE CUIDADOR LIGUE: 3327-7394 Endereço: Av. dos Andradas, 302 - sala 515 - Centro (próximo à estação central do metrô) Horário de atendimento: 09:00 as 12:00 e 13:00 às 18:00