A ideia surgiu da necessidade vista pelo cuidador de idosos formal, Jorge Roberto, presidente da ACI-MG, que na época prestava serviço domiciliar a um idoso, e Giovanna Simeone, Vice-presidente, cuidadora familiar, que cuidava do seu pai com seqüelas de AVC. Os dois se conheceram no Curso Superior de Cuidador de Idosos, oferecido pela Universidade Fumec. Entre os fundadores estão; Andréa Maria de carvalho, Assistente Social, pós-graduada e mestre em Gerontologia Social, Carla Claro Campolina, Fisioterapeuta especializada em reabilitação em geriatria e gerontologia, e outros fundadores.
A ACI-MG é uma instituição sem fins lucrativos que atua na orientaçao, qualificação e união da categoria, é composta por cuidadores de idosos, com participação de profissionais da saúde e assistência social.
A Associação qualifica pessoas para cuidar de idosos e associa cuidadores já capacitados, encaminhando-os para familiares que precisam de um auxilio para cuidar do idoso, sendo um trabalho social, não cobramos nada do cuidador e nem do familiar. Fazemos também, um acompanhamento ao qual o familiar nos dá o retorno do trabalho prestado por este cuidador, enviado pela ACI-MG, sendo observada a qualidade do atendimento, tendo como critério o respeito, paciência, atenção e acima de tudo a responsabilidade. |